quinta-feira, 19 de julho de 2012

Falhas na rede


Bendita tecnologia que, às vezes, falha!
Bem isso, ao contrário do que possa parecer, há aqueles dias em que o errado, o incômodo provoca acertos inesperados.
Na correria tão comum de nossos dias, os e-mails resolvem uma infinidade de situações, evitam caminhadas, economizam tempo e agilizam tarefas, garantem produtividade, pois cada vez mais, em menos tempo, precisamos produzir mais...
Pois bem!!!! E como se comportar quando a net falha? Nossa, como resolver as questões pendentes? Como  responder àquele e-mail que há dias já deveria ter sido respondido, mas não sobrou tempo??? Como agilizar a correção de um projeto que, tão gentilmente, nos pediram dar uma analisada?
Não há outra saída que não o encontro pessoal, isso mesmo! Sem internet, a manhã de domingo é o tempo ideal ( e único) para a correção do projeto que, durante vários dias da semana, não aconteceu.
E eis que é bem isso que acontece. Minha amiga vem,  com seu lep top novo, cor de rosa, suave e delicado como ela. Vem com sua alegria costumeira, seu sorriso não visto há tempos, mas lembrado como se ontem tivera sido visto pela última vez.
A correção do projeto é a prioridade... mais uma vez ela se inscreve em um concurso de professores Nota Dez, sem se dar conta de que ela não precisa do prêmio para assim ser considerada. Trabalha com energia e dedicação, próprias de quem acredita ser possível fazer  Educação com seriedade...
Entre as vírgulas que se acrescentam ao texto e os acentos colocados,  breves pausas para risos, cotidianidades tão gostosas de serem compartilhadas, de serem curtidas ao vivo... fico sabendo que o not novo foi presente do marido no dia dos namorados, que ela ainda mora no mesmo lugar onde há muito tempo eu a visitara, me conta também do filho que está lindo e já com dois aninhos de idade, que em breve vai para a escola, da irmã que um dia lhe falou de mim sem lembrar meu nome e que, por tentativas e associações diversas, soube que era eu...
Falei de mim, mas muito ela já sabia, pois há poucos dias, na tentativa  de me encontrar nessa maratona maluca do dia a dia, telefonou para casa e, não me achando, conversou longamente com minha mãe, que tão à vontade   se sentiu e tão bem o telefonema lhe fez, conversou e contou das coisas boas de um e de outro.... e eu, dessa conversa, nem sabia!
E assim, enquanto  eu lia seu projeto de aprendizagem,  ela lia versos meus... e, nesse emaranhado de palavras, tão felizes ficamos, e tão bem nos sentimos na alegre e simples presença uma da outra, que é preciso acentuar, destacar o quanto o não funcionamento da internet foi fundamental para que encontrássemos tempo de nos ver, de nos ajudar, de viver esse momento tão singelo, agradável e especial.
De fato, essa conexão só foi possível porque apareceu uma mensagem na tela do computador, dizendo: Falhas na conexão, não é possível se conectar à internet. Ainda bem! Que falha mais eficiente!

Marli Chiarani ( em dias desconectados...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário